segunda-feira, 2 de maio de 2011

Luz solar, uma alternativa sustentável



A busca de sistemas alternativos de energia é uma constante, devido ao aumento do consumo e da dependência mundial da geração de energia através de fontes não renováveis. A energia solar é uma das fontes alternativas que pode suprir, com grandes vantagens, determinadas necessidades, uma vez que sua condição de energia limpa (pois não gera qualquer resíduo), renovável (sua fonte de matéria prima é a luz solar), segura (pois não lida com processos que agridem ou colocam a vida em perigo) e independente (permite a utilização tanto individual como coletiva, em sistemas que podem gerar energia desde a uma pequena lâmpada até para cidades inteiras), a destaca de qualquer outro processo de geração elétrica existente até o momento.

A energia captada do Sol e devidamente acondicionada para sua utilização, é uma das tecnologias mais importantes para o desenvolvimento sustentável. Sua utilização é de altíssimo interesse para aqueles que vislumbram um mundo equilibrado, ecologicamente correto, sem agressão à natureza.

A geração de energia elétrica através da luz se dá através do uso de células fotossensíveis ou comumente chamadas de células solares, que agrupadas em módulos ou painéis compõem os painéis solares fotovoltaicos. Os geradores fotovoltaicos são muito seguros e uma vez adequadamente instalados, não causam acidentes que possam trazer danos.

Geram energia na presença da luz e, não necessariamente, precisam da incidência direta da luz solar, mas é recomendável para que se obtenha o melhor rendimento de energia. Isto significa que há geração de energia elétrica mesmo em dias nublados.

A corrente gerada é contínua e pode ser guardada em acumuladores elétricos (baterias), para uso quando necessário ou à noite.

Dados: Energia solar sem segredos


Desenvolvimento sustentável? O Grupo Ligado apoia esta ideia. Visite o site e confira a oferta preparada para você: http://www.grupoligado.com.br/rio-de-janeiro/index.php?promocao=452

Nenhum comentário:

Postar um comentário