quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A importância de relaxar


A preocupação com o relaxamento do corpo e da mente fazem parte de procedimentos adotados pelos indianos há mais de 5 mil anos e que tem como objetivo principal fazer com que o equilíbrio das funções vitais do corpo humano promovam o descanso muscular, a dilatação dos vasos sanguíneos e a consequente sensação de bem estar. Esse é um conceito que muitas pessoas conhecem e acreditam, mas infelizmente poucos o colocam em prática com a desculpa de falta de tempo. Com isso, acumulam tensões.

De acordo com especialistas, o corpo reflete o que as pessoas pensam e sentem. Do ponto de vista psicossomático (ramo da medicina que trata de desequilíbrios através da cura da mente), um corpo tenso possui uma circulação sanguínea prejudicada, devido ao fechamento dos vasos. Em contrapartida, quando o indivíduo tem a prática diária do relaxamento, seus vasos sanguíneos estão propensos a maior elasticidade e o sangue tende a circular com maior facilidade.

Tamanha evolução trouxe mais rapidamente ao homem uma sobrecarga de informações às vezes desnecessárias, que demandam do organismo uma série de mecanismos bioquímicos para compensar tamanha tensão que a vida moderna traz.

Entre as diversas reações bioquímicas que a sobrecarga provoca, encontram-se o aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, da frequência respiratória, diminuição dos movimentos gastro-intestinais e aumento da temperatura basal. Todas essas reações são desencadeadas pelo cérebro, que percebe e decodifica uma sensação de perigo iminente, preparando para defender-se. No entanto, presume-se que situações como estas aconteçam esporadicamente e o problema, segundo os médicos, encontra-se justamente neste ponto, porque esse comportamento se repete sempre.

Por isso, o relaxamento é uma questão de suma importância para a saúde. Relaxar seja através da prática de exercícios, de massagens ou da meditação permite que a pessoa sinta bem estar interior, sem as preocupações e cobranças interiores de si mesmo e perturbações corporais.

Fonte: Sentir Bem

Precisando liberar o estresse acumulado? O Grupo Ligado preparou uma oferta perfeita para você! http://grupoligado.com/rio-de-janeiro/index.php?idpromocao=1242

Nenhum comentário:

Postar um comentário