terça-feira, 2 de agosto de 2011

A importância da fazer a revisão do seu carro



Quando o carro é novo, é mais comum fazer revisão. Depois, as pessoas vão abandonando a prevenção e a concessionária para arrumar o carro apenas quando ele apresenta defeitos. E, claro, passam a levar naquele mecânico da esquina, que já acompanha seus carros há alguns anos. Mas é importante fazer alguma coisa, seja na autorizada ou ali na oficina da esquina, principalmente antes de viajar. 

Reinaldo Nascimbeni, supervisor de serviços técnicos de automóveis da Ford, diz que se o motorista faz as revisões preventivas, não é necessário fazer nada antes de viajar. “Quando a pessoa leva o carro periodicamente, a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses (o que vencer primeiro), não precisa se preocupar, pois ainda está dentro do prazo de validade da revisão”. 

Garantia do carro
Uma outra dica de Reinaldo é que as pessoas devem ficar atentas ao período de garantia de fábrica do automóvel. “As pessoas costumam fazer as revisões gratuitas, dependendo da garantia, e só pagam o filtro e o óleo. Se alguma peça estiver danificada e o carro está na garantia, ela será substituída sem custo, se o problema não for oriundo de mau uso”. E, atenção, não desperdice a garantia. Alguns carros têm dois anos, três e até cinco anos. Aproveite!

Reinaldo faz um alerta. “Se você mexer e afetar o veículo, perde a garantia daquele componente. Se colocar um turbo, afeta o motor, a transmissão. E aí perde a garantia. Mas não do carro todo. Só do que puder ter sido afetado por ele. 

Revisão é importante
Alguns detalhes podem ser verificados em casa, porém, só um mecânico poderá perceber se há vazamentos ou peças desgastadas a ponto de quebrar, ainda mais se você for pegar estrada. “Na revisão, o especialista faz testes que seriam impossíveis fazer em casa, como levantar o carro para saber se não houve nenhuma pancada que possa ter danificado algum componente”.

Hoje, de acordo com o especialista, os carros não param na rua tão facilmente. “Por causa da tecnologia, o carro, normalmente, só dá problemas se o proprietário não tiver os cuidados básicos”. E é por isso que ele recomenda uma revisão. “Um pequeno vazamento pode não ser visto e estraga sua viagem. E aí tem que chamar um guincho, às vezes esperar mais de um dia para a chegada da peça, pois está no meio do nada... É muito desagradável. A pessoa perde um dia de férias por causa de uma besteira”. 

Para quem não faz revisão
Se você não vai levar seu automóvel nem na concessionária ou no mecânico, tome, ao menos, os cuidados mínimos. “Observe o nível de água e de óleo. Mas, além disso, desconfie se esses níveis estiverem muito baixos. Às vezes, não basta completar. Pode haver algum vazamento”. E ele dá um bom exemplo. “É comum o nível de água estar baixo por causa de uma tampa do compartimento trincada. Uma peça dessas custa R$ 20. E se não for trocada, pode fundir o motor”. Outra dica é ficar atento aos sinais do carro. “Não despreze os barulhos que ouvir. Vá ver o que é, ainda mais antes de viajar”, aconselha ele. 

Fonte:estilo.ig

Seu possante está precisando de cuidados? Então confira a oferta que o Grupo Ligado preparou pra você! http://grupoligado.com/rio-de-janeiro/index.php?idpromocao=1066

Nenhum comentário:

Postar um comentário