quarta-feira, 22 de junho de 2011

Arvorismo: entretenimento e ecoturismo




O arvorismo surgiu nos anos 80 na Costa Rica como forma de pesquisa da fauna e flora por cientistas que necessitavam observar ou coletar animais silvestres, frutos, fungos, folhas e outros organismos que se encontravam nas copas das árvores.

Para facilitar as pesquisas e ter maior praticidade, eles começaram a evitar subidas e descidas constantes e adotaram formas de permanecer e transpor as copas das árvores,  usando equipamentos como cordas, cadeirinhas, mosquetões, polias etc. Alguns cientistas chegavam inclusive a construir plataformas em madeira para pernoitarem e passarem dias em cima das árvores observando espécies.

Mais tarde, a França e a Nova Zelândia adotaram a ideia de praticar o arvorismo como esporte ecológico de aventura. Com o passar dos anos, a prática foi se desenvolvendo e os percursos começaram a ficar mais elaborados. Cabos de aço, cordas e madeiras formavam escadas, túneis, redes, pontes suspensas, tirolesas.

Hoje, existem três tipos de arvorismo. O Arvorismo Técnico é feito por pessoas experientes em Técnicas Verticais. Existe o Arvorismo Acrobático, que é uma extensão do Técnico, criado para o entretenimento, onde os obstáculos a serem transpostos contam com certo grau de dificuldade. Existe ainda o “Arvorismo Contemplativo”, criado recentemente, em que o objetivo é observar a natureza em percursos de baixa dificuldade, construídos com passarelas firmes, proteções laterais de redes e amplas plataformas de parada. Essa modalidade geralmente não requer equipamentos de segurança e o guia da atividade costuma ser um biólogo que ajuda o praticante a ter um contato direto com a natureza, apreciando a paisagem.

O Arvorismo chegou longe e sua aplicação hoje vai desde dinâmicas empresariais de recursos humanos até corridas de aventura. Essa versatilidade é amparada na proposta do esporte, que proporciona aventura aos participantes ao mesmo tempo em que promove uma forte integração com o meio natural, ajudando no desenvolvimento de uma consciência de preservação ambiental.

A segurança é uma preocupação constante no Arvorismo e é realizada por meio de equipamentos como capacete, corda, cadeirinha, mosquetões e polias. Para operar e construir o arvorismo, é muito importante a atuação de profissionais capacitados, que saibam adequar segurança e preservação, para haver o mínimo impacto ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário