segunda-feira, 27 de junho de 2011

Investir na carreira profissional é essencial para atingir o sucesso

 
Investir na carreira profissional é tudo. Quem não investe na carreira não pode esperar a transformação de sonhos, ideias e metas em soluções, negócios e resultados – É bom lembrar: para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje. Confira a dica dos especialistas para você se dar bem no mercado de trabalho!

Quando se deve começar a investir na sua carreira profissional? Existe um momento certo? Na realidade, o começo é o momento em que a gente inicia a própria formação; ou seja, já como jovem em casa, p.ex., ler mais, assistir menos TV – é o exercício de aprender a aprender. Segue-se um processo que nunca deve acabar; ou seja, deve-se aprender sempre – é a grande dádiva para o ser humano.

Mas existe uma fase ideal na vida, entre os 17 e 20 anos, quando você precisa decidir: O que quero ser? Qual a minha vocação? Que desafios eu busco? O que tenho que fazer para chegar lá? O que eu conheço? O que eu sei fazer? Como, onde e com quem começar? A fase seguinte é estar ligado em oportunidades que surgirem.
 
De que forma podemos investir na nossa carreira profissional? 
Existem  várias formas, mas algumas são imprescindíveis. Antes de tudo, é preciso levar a formação escolar (Fundamental e Médio) muito a sério. No Brasil, onde a educação escolar é tão deficiente, o próprio aluno deve procurar suprir estas falhas, comparecendo e prestando sempre atenção nas aulas, lendo o máximo de boa leitura que conseguir, aprendendo para o futuro e não apenas para a prova e assim por diante. Somente com muita dedicação, disciplina e diligência, ele poderá ingressar em uma boa faculdade pública, se este for o seu interesse.

No entanto, o passaporte para a carreira não é necessariamente uma faculdade; dependendo do seu objetivo profissional, um Curso Técnico Profissionalizante bem feito também, aliado a uma postura focada, pode levar a uma carreira de sucesso. 
 
Durante o estudo, o futuro profissional já deve buscar uma oportunidade de trabalho (p.ex. office boy, estagiário etc.) para aprender o que é o mercado de trabalho e ganhar o seu próprio dinheiro. Uma vez colocado no mercado, é preciso trabalhar fatores educativos, como:

- Autoconhecimento através do arriscar, agir e buscar feedback;
- Comprometer-se com suas metas;
- Construir e seguir um plano de ação;
- Sustentar resultados significativos.
 
Por isso, para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, é necessário uma dose de esforço e estudo. Mãos à obra!
Fonte: Administradores

Buscando qualificação profissional? Então confira a oferta que o Grupo Ligado preparou para você!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário