quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um pequeno tour por Penedo

Um pouco da história

A partir da  década de 20 até a década de 40 foram chegando à região Sul do Estado do Rio de Janeiro  grupos de finlandeses e se instalando na localidade  de nome, na época, Fazenda Penedo, com 3.500 hectares. Inicialmente, tiveram suas atividades voltadas para a agricultura e mais tarde mudaram para cooperativas e, depois  para artesanato, pois as terras não eram adequadas. Construiram na época casas feitas de pedra e ainda hoje se vê uma próxima à entrada de Penedo, em caminho para o Centro.


O ambiente
De clima agradável, de montanha,  belas paisagens, Penedo acomoda em seu relevo, o Rio das Pedras, que flui entre as matas formando belas cachoeiras. O belo distrito de Itatiaia , localizado aos pés da Serra da Mantiqueira, a 6 km da cidade de Resende, a 170 km do Rio e a 260 km de São Paulo, vindo Pela Rodovia Presidente Dutra até a entrada da RJ 163, Penedo  foi se desenvolvendo e hoje é uma grande atração turística.

Danças Típicas 
O Clube Finlândia, situado na Praça Finlândia, apresenta, todos os sábados às 21:00 horas , danças  típicas finlandesas, com o tradicional Grupo Folclórico Finlandes, em bonitos trajes típicos, com seus integrantes acompanhando graciosamente os rítmos das músicas daquele país. Nos feriadões, o grupo faz apresentações na área em frente à Casa do Papai Noel, com início às 20:00 horas.

Que roupas levar para Penedo 

Embora Penedo seja de clima agradável, no verão faz bastante calor. Leve roupas leves,  esportivas, roupas de banho de rio, bermudas, camisetas, sandálias, chinelos... a descontração  é total. Não esqueça do tênis para caminhadas e da máquina fotográfica.
Já no inverno, assim que o sol se põe, já começa a esfriar,  e faz bastante frio, então leve casacos mais pesados para você sair à noite para curtir um fondue  de chocolate ou de queijo, por exempo, no Restaurante Girassol ou tomar chocolate quente na Casa do Chocolate.

Os barzinhos e os chocolates

Você vai curtir ainda músicas ao vivo em agradáveis barzinhos, como o Pé de Canela,  o DOC e o Guela Seca, todos na Av. das Mangueiras; saborear sorvetes deliciosos, e chocolates de primeira qualidade fabricados em Penedo, na Casa do Chocolate, na Av. das Velas.

Shoppings
Conta com várias opções de lojas de roupas e artesanatos. São quatro shoppings, por enquanto, sendo o mais badalado o da Mini Cidade Finlandesa, onde fica a Casa do Papai Noel, conhecido popularmente, como Shopping da Casa do Papai Noel , com atrações diversas para a criançada se divertir; o Shopping Vale dos Duendes e o Shopping Azul, com diversas lojas de artesanatos e roupas e ainda tem doces e licores para você provar e decidir se quer levar; o Penedo Shopping, chegando a Penedo, ao lado do posto de abastecimento, com  atrações  interessantes, como a loja ASTRAL Exothéryca,  e  outros  shoppings que estão ainda em construção.

 Frente do Shopping Vale dos Duendes

Banhos de rio e calvagadas



No verão, de preferência, pois a água é muito fria, poderá tomar banho de rio no Alto Penedo onde a água é mais limpa, principalmente no locais  Tres Bacias, que fica localizada a 7 km do Portal, logo após a Cachoeira de Deus;  Poço das Esmeraldas (considerado o melhor local para banho), (fica pouco abaixo das Tres Bacias), e Cachoeira de Deus, uma das mais bonitas e frequentadas.
E, para quem gosta, tem cavalos para alugar, para conhecer Penedo, fazendas, cachoeiras. O aluguel de um cavalo, no Haras Karamuru, na Praça Finlândia,  fica em R$ 45,00 (preço de maio/2010) por uma hora e meia, com guia.

Um comentário: