quinta-feira, 17 de março de 2011

A importância do teatro infantil na escola


O Teatro além de ser uma arte apaixonante, tem uma importância fundamental na educação. Ele abre as crianças o universo de vocabulários, memorização, socialização, coordenação, criatividade entre outros benefícios, além de nos levar ao mundo do ¨Faz de Conta¨.
Sítio do Picapau Amarelo
Através do teatro, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao educador, um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.

Existem vários tipos de teatro para serem aplicados nos contextos das atividades físicas, é uma proposta de ensino diferente da forma tradicional.

Por exemplo, a fabricação de bonecos e fantoches, utilizados pelos alunos na escola seguindo a orientação de um professor tem um papel importantíssimo, pois eles podem ajudar a desenvolver vários aspectos educacionais principalmente aos que estão relacionados à comunicação e a expressão sensório-motora. O professor deve deixar a criança manipular os bonecos à vontade. Aos poucos, a criança irá sentir uma vontade de criar uma fala, um diálogo para aquele boneco, aliando o movimento dele com a palavra.

Os Saltimbancos

A pantomima que pode ser considerada um jogo teatral que é realizado por cenas de ação dramática que se caracterizam por explicação da ação através do gesto.

Também não é menos importante levar o teatro à escola, levar uma obra é como levar as crianças o mundo mágico das histórias infantis, com essas obras as crianças aprendem sempre alguma mensagem, sonham e podem imaginar soluções para um mundo melhor.
Não posso negar que é a minha paixão, mais realmente e graças a essa paixão eu vivi muitas vidas numa só, é simplesmente é maravilhoso!!! Recomendo essa área a todas as crianças, lhes outorga uma confiança e uma rapidez na toma de decisões fascinante!

Fonte: Brasil, Portugês e Cultura (22/10/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário