quinta-feira, 10 de março de 2011


Os benefícios da autoestima elevada
Valorizar as características pessoais faz bem à saúde


A autoestima elevada pode representar muito mais do que otimismo em relação à vida. Segundo pesquisadores da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, a sensação de bem-estar gerada pela valorização das características pessoais oferece uma proteção efetiva do coração e do sistema imunológico. A ideia do estudo era avaliar se os benefícios da auto-estima transpassam o nível emocional e são capazes de interferir nas respostas fisiológicas.
Na pesquisa, a equipe do psicólogo Andy Martens realizou uma série de testes em um grupo de 184 voluntários. Em um dos experimentos, os pesquisadores deram feedbacks falsos e estruturados para aumentar ou diminuir a auto-estima dos participantes acerca de sua inteligência e personalidade. Em outro momento, essas pessoas deveriam se autoavaliar por duas semanas, todos os dias.
Para monitorar as respostas fisiológicas, os cientistas analisaram a atividade do tônus vagal cardíaco dos participantes – uma medida de quão fortemente o sistema nervoso parassimpático influencia o coração. O sistema nervoso parassimpático age para acalmar o coração, enquanto o sistema nervoso simpático prepara o corpo para a ação. Como o parassimpático ameniza o estresse e diminui as inflamações, quando ele fica deficiente o corpo pode sofrer com problemas cardiovasculares ou com doenças autoimunes.
Os resultados mostraram uma correlação entre a autoestima elevada e o tônus vagal mais elevado. O efeito foi relativamente pequeno, mas Martens e seus colegas afirmam que este é o primeiro estudo a mostrar como uma mudança na autoestima pode levar a uma mudança imediata na fisiologia – um passo importante no sentido de "preencher a lacuna" entre a auto-estima e a saúde. Como aumentar sua autoestima? Martens sugere cercar-se de amigos e familiares que o apoiem. Segundo o psicólogo, o suporte de pessoas que deem feedbacks positivos convincentes tem um efeito muito maior do que simplesmente ficar tentando pensar positivamente.
*Com informações da New Scientist



Curtiu essas dicas? Então corre lá no site, você não pode perder essa oferta! Dê um up na sua autoestima!


http://www.grupoligado.com.br/rio-de-janeiro/index.php?promocao=278

Nenhum comentário:

Postar um comentário