O Kart é diferente de um carro normal e, por isso, a pilotagem também deve ser diferente. Em um carro de rua, o diferencial compensa o raio da curva e faz a roda de fora girar mais do que a de dentro, considerando que ela percorre um caminho mais longo. O kart não tem diferencial, isso quer dizer que as rodas de tração (traseiras) sempre rodam juntas. Sem o diferencial, as rodas traseiras não compensam o raio da curva e o carro faz a curva derrapando. Confira outras dicas essenciais para você se dar bem no kart!
Dicas gerais:
Primeiro de tudo: o pedal da direita acelera e o da esquerda freia!
Tenha em mente que, quando derrapam, as rodas do kart giram em falso e o kart perde tração. E tração é o mais importante no kart. Tente sempre derrapar o mínimo possível, mantendo as quatro rodas em contato firme com o chão e empurrando o carro pra frente.
Primeiro de tudo: o pedal da direita acelera e o da esquerda freia!
Tenha em mente que, quando derrapam, as rodas do kart giram em falso e o kart perde tração. E tração é o mais importante no kart. Tente sempre derrapar o mínimo possível, mantendo as quatro rodas em contato firme com o chão e empurrando o carro pra frente.
Outra coisa importante é que o kart não tem marchas. Por isso, procure sempre manter uma tocada rápida e balanceada, evitando ao máximo reduzir demais a velocidade. Às vezes é até melhor fazer uma curva com uma derrapagem controlada para garantir que você vai sair embalado, sem perder muito tempo. Evite acelerar e frear bruscamente, para evitar derrapagens desnecessárias. Evite frear em curva e mantenha sempre o pé no acelerador, mesmo nas frenagens, para manter o motor cheio e diminuir o tempo das retomadas.
Pilotagem nas curvas:
A menor distância entre dois pontos é uma reta. Aplique isso na prática! Tenha em mente que em linha reta você anda mais rápido e estude o circuito para fazer as tomadas de curva corretamente. A melhor tomada de curva é aquela que você perde menos tempo, virando o mínimo o volante.
A menor distância entre dois pontos é uma reta. Aplique isso na prática! Tenha em mente que em linha reta você anda mais rápido e estude o circuito para fazer as tomadas de curva corretamente. A melhor tomada de curva é aquela que você perde menos tempo, virando o mínimo o volante.
Durante a curva, use seu corpo como um pêndulo, jogando-o para o lado de dentro da curva, com isso você transfere o peso do lado de fora pro lado de dentro, ajudando o kart a contornar a curva.
Ultrapassagens:
Como os motores dos kart são todos iguais, você dificilmente vai vencer uma disputa só no acelerador. Analise bem quem você quer ultrapassar e estude bem os melhores pontos.
Com karts iguais, as melhores oportunidades de ultrapassagens ocorrem em áreas onde a frenagem deve ser mais intensa (normalmente final de reta) ou então num erro do adversário.
Como os motores dos kart são todos iguais, você dificilmente vai vencer uma disputa só no acelerador. Analise bem quem você quer ultrapassar e estude bem os melhores pontos.
Com karts iguais, as melhores oportunidades de ultrapassagens ocorrem em áreas onde a frenagem deve ser mais intensa (normalmente final de reta) ou então num erro do adversário.
Problemas:
Se você perceber algum problema no kart, mesmo antes da largada, levante o braço. É o único jeito de avisar ao pessoal da pista e aos outros pilotos que você está com problemas.
Se você perceber algum problema no kart, mesmo antes da largada, levante o braço. É o único jeito de avisar ao pessoal da pista e aos outros pilotos que você está com problemas.
Se isso ocorrer durante a corrida, levante o braço e vá assim até os boxes, sempre evitando a trilha rápida da pista. Lembre-se que é você que deve evitar os outros pilotos e não eles que devem desviar de você.
Se você rodar ou bater durante a corrida, nunca tente sair do kart. Espere os comissários de pista colocarem você no lugar de volta na pista.
Durante uma batida, fique com os pés nas pedaleiras e as mãos na direção, para evitar que você escape do kart.
Se você rodar ou bater durante a corrida, nunca tente sair do kart. Espere os comissários de pista colocarem você no lugar de volta na pista.
Durante uma batida, fique com os pés nas pedaleiras e as mãos na direção, para evitar que você escape do kart.
Fonte: Pedro Paiva
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O pêndulo eh feito no sentido p fora da curva, ele funciona justamente p diminuir o contato da roda traseira de dentro pois não tem diferencial e ela vai frear o kart pois não tem pista suficiente para roda junto com a roda traseira de fora.
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