terça-feira, 3 de maio de 2011

Arquipélago de Cagarras, excelente opção para a prática do ecoturismo




O Arquipélago das Ilhas Cagarras é um conjunto de sete ilhas e rochedos (Laje da Cagarra, Cagarra, Filhote da Cagarra, Matias, Praça Onze, Comprida e Palmas) que está localizado a aproximadamente 5 km ao sul da praia de Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro. 

Em 1730, a ilha principal, a Cagarra, figurou numa carta náutica com o nome afrancesado de "Ilha Cagade". Numa outra carta, datada de 1767, aparece com sua denominação em português: "Ilha Cagado". 

Uma curiosidade relacionada ao estranho nome dado ao arquipélago é o fato deste ser o mesmo de uma ave, que vive na Ilha da Madeira, território português a oeste da costa africana. Entretanto, a ave cagarra ou cagarro ("Calonectris diomedea") não é encontrada por aqui.

Em 13 de abril de 2010, através da lei nº 12.229, foi criado o Monumento Natural do Arquipelágo das Ilhas Cagarras, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com o objetivo de preservar este paraíso ecológico. 

Em relação à flora das Cagarras, temos como presença recorrente pássaros como Gaivotas, João-Grandes (também conhecidos como Fragatas ou Tesourões), Atobás, Maçaricos, Gaviões, Corujas, Trinta-Réis, Bem-te-vis, Biguás, Garças, entre outras espécies. 

Já a vegetação é típica da Mata Atlântica, com forte ocorrências de bromélias, clusias, orquídeas, filodendros e algumas árvores como palmeiras.

No fundo de suas águas, encontramos uma enorme variedade de peixes, crustáceos, moluscos, algas, estrelas do mar, além das visitas constantes de tartarugas, golfinhos e baleias.



Fonte: cagarras.com


Gostou da dica? Então confira a oferta que o Grupo Ligado preparou para você: http://www.grupoligado.com.br/rio-de-janeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário