Os benefícios da Podologia já existem há muito tempo, mas apenas agora é que esta técnica tem se tornado mais divulgada. “Nossa atuação está crescendo porque as pessoas estão percebendo que a Podologia pode ser usada tanto para tratamentos terapêuticos quanto estéticos”, explica a podóloga Leuza Aparecida Mantovani Delfini. Segundo ela, a maioria das pessoas que procura seu serviço o faz por questões de saúde e o que mais se vê é casos de onicomicose, a micose nas unhas.
Unha encravada, principalmente por cortes inadequados ao longo dos anos, também é um problema que, segundo Leuza, aflige muita gente. Ela alerta para a necessidade de cuidado com os pés e lembra que os diabéticos devem redobrar a sua atenção. “A assepsia deve ser cautelosa e ser seguida à risca a orientação de como este paciente deve cuidar de seu pé”, aconselhou a podóloga, salientando que a maior parte dos problemas nos pés dos diabéticos é por falta de cuidados adequados.
E, afinal, o que é a Podologia? A Podologia é um ramo profissional que auxilia a medicina e tem sua atuação voltada ao estudo aprofundado da anatomia, fisiologia e patologias dos pés. O podólogo trata de afecções superficiais dos pés, tais como calos, calosidades, verrugas plantares, entre outras. O podólogo trata também de casos mais específicos, como doenças em pés de pessoas diabéticas, provendo-lhes sessões mensais para o corte das unhas, remoção de calos e calosidades, higienização geral, hidratação dos pés e principalmente a massagem reflexológica, que estimula a circulação, tão comprometida nesses pacientes.
Deve-se salientar, entretanto, que o tratamento é feito após uma avaliação e geralmente é indicado por um médico que sugere um podólogo para executá-lo. A Podologia dispõe de técnica de curativos e tratamento para granulomas piogênicos, oferece órteses corretivas para corrigir unhas e ainda tratamentos para fungos e micoses.
Alguns hábitos devem ser evitados para combater os possíveis problemas nos pés, entre eles o mau uso do calçado, os vícios de ambulação (maneira errada de pisar), o corte incorreto das unhas e a retirada da cutícula.
Fonte: O Combate
Precisando de um alívio para seus pés? Então confira nossa oferta de hoje!
Nenhum comentário:
Postar um comentário