sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tranças afro: uma opção estilosa para seus cabelos



 
Para driblar a rotina, nada melhor do que mudar radicalmente o visual, inovando nos cabelos. Orientais cacheadas, loiras de trança nagô, negras e ruivas lisérrimas... Mesmo os desejos mais inusitados podem ser realizados. Ouse!

Num país campeão de miscigenação como o nosso, a variedade de tipos de beleza é enorme e o que não falta é inspiração. Dos negros africanos, vêm as elegantemente gráficas tranças nagô, arte feita com fios de cabelos, trazida pelos escravos do Brasil colonial. As ondas de imigrantes que chegaram por aqui, como os japoneses, nos ensinaram a beleza dos cabelos escuros, pesados, lisos, como os dos índios. Vendo os europeus, aprendemos a desejar os finos fios cor-do-sol e suas ondas suaves. Da mistura de portugueses, negros e índios, surgiu a brasileira típica - perfeita Gabriela -, com seus cabelos cheios de cachinhos sensuais - aliás, totalmente na moda. E todas querendo, pelo menos por um dia, exibir o estilo característico dos cabelos das outras!

Com a ajuda de um bom cabeleireiro, é possível adaptar penteados que nasceram por causa de atributos raciais muito específicos a outros tipos de cabelos. Para se transformar - por meses ou uma noite - em alguma beleza particular que você sonha ter, basta escolher.

Trança no estilo dread 

A tradição das tranças veio da África, onde elas eram bem mais do que simples adornos para a cabeça, explica Cláudia da Silva, do grupo Ubuzima, no Rio de Janeiro. 'A maneira de trançar os cabelos tinha vários significados: podia indicar status social e até sinalizar que a pessoa em questão estava interessada em se casar.' No Brasil, as tranças estão ligadas ao mundo black, da música, da moda, e fazem sucesso com negras e brancas. Além de modernizar a cabeça, elas dão um jeito no volume excessivo dos cabelos crespíssimos e ajudam os fios a crescer, pois previnem que eles sofram com as agressões do dia-a-dia. Duram em torno de seis meses e podem ser feitas rente ao couro cabeludo - a chamada trança de raiz - ou com duas ou três pontas.

Nagô, a tradicional  

O trabalho consiste em entrelaçar dezenas de mechas de canecalon - fios feitos de nylon que imitam cabelo - às mechas naturais, para dar volume e garantir a fixação. Como a de duas pontas, pode durar até seis meses se você for cuidadosa. Retoques eventuais devem ser feitos no salão.  

Cuidados especiais  

Para o trançado durar mais em seus cabelos, os especialistas recomendam alguns cuidados. Na hora de lavar a cabeça, aplique xampu nas divisões e faça movimentos suaves. Para evitar que escapem fios da trança, durma todos os dias com uma touca de lã ou use uma meia-calça cortada na cabeça.  

Fonte: Criativa

Quer mudar seu look e surpreender a todos? Então confira nossa oferta de hoje! http://grupoligado.com/rio-de-janeiro/index.php?idpromocao=1253



Nenhum comentário:

Postar um comentário