quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um pequeno tour por Penedo

Um pouco da história

A partir da  década de 20 até a década de 40 foram chegando à região Sul do Estado do Rio de Janeiro  grupos de finlandeses e se instalando na localidade  de nome, na época, Fazenda Penedo, com 3.500 hectares. Inicialmente, tiveram suas atividades voltadas para a agricultura e mais tarde mudaram para cooperativas e, depois  para artesanato, pois as terras não eram adequadas. Construiram na época casas feitas de pedra e ainda hoje se vê uma próxima à entrada de Penedo, em caminho para o Centro.


O ambiente
De clima agradável, de montanha,  belas paisagens, Penedo acomoda em seu relevo, o Rio das Pedras, que flui entre as matas formando belas cachoeiras. O belo distrito de Itatiaia , localizado aos pés da Serra da Mantiqueira, a 6 km da cidade de Resende, a 170 km do Rio e a 260 km de São Paulo, vindo Pela Rodovia Presidente Dutra até a entrada da RJ 163, Penedo  foi se desenvolvendo e hoje é uma grande atração turística.

Danças Típicas 
O Clube Finlândia, situado na Praça Finlândia, apresenta, todos os sábados às 21:00 horas , danças  típicas finlandesas, com o tradicional Grupo Folclórico Finlandes, em bonitos trajes típicos, com seus integrantes acompanhando graciosamente os rítmos das músicas daquele país. Nos feriadões, o grupo faz apresentações na área em frente à Casa do Papai Noel, com início às 20:00 horas.

Que roupas levar para Penedo 

Embora Penedo seja de clima agradável, no verão faz bastante calor. Leve roupas leves,  esportivas, roupas de banho de rio, bermudas, camisetas, sandálias, chinelos... a descontração  é total. Não esqueça do tênis para caminhadas e da máquina fotográfica.
Já no inverno, assim que o sol se põe, já começa a esfriar,  e faz bastante frio, então leve casacos mais pesados para você sair à noite para curtir um fondue  de chocolate ou de queijo, por exempo, no Restaurante Girassol ou tomar chocolate quente na Casa do Chocolate.

Os barzinhos e os chocolates

Você vai curtir ainda músicas ao vivo em agradáveis barzinhos, como o Pé de Canela,  o DOC e o Guela Seca, todos na Av. das Mangueiras; saborear sorvetes deliciosos, e chocolates de primeira qualidade fabricados em Penedo, na Casa do Chocolate, na Av. das Velas.

Shoppings
Conta com várias opções de lojas de roupas e artesanatos. São quatro shoppings, por enquanto, sendo o mais badalado o da Mini Cidade Finlandesa, onde fica a Casa do Papai Noel, conhecido popularmente, como Shopping da Casa do Papai Noel , com atrações diversas para a criançada se divertir; o Shopping Vale dos Duendes e o Shopping Azul, com diversas lojas de artesanatos e roupas e ainda tem doces e licores para você provar e decidir se quer levar; o Penedo Shopping, chegando a Penedo, ao lado do posto de abastecimento, com  atrações  interessantes, como a loja ASTRAL Exothéryca,  e  outros  shoppings que estão ainda em construção.

 Frente do Shopping Vale dos Duendes

Banhos de rio e calvagadas



No verão, de preferência, pois a água é muito fria, poderá tomar banho de rio no Alto Penedo onde a água é mais limpa, principalmente no locais  Tres Bacias, que fica localizada a 7 km do Portal, logo após a Cachoeira de Deus;  Poço das Esmeraldas (considerado o melhor local para banho), (fica pouco abaixo das Tres Bacias), e Cachoeira de Deus, uma das mais bonitas e frequentadas.
E, para quem gosta, tem cavalos para alugar, para conhecer Penedo, fazendas, cachoeiras. O aluguel de um cavalo, no Haras Karamuru, na Praça Finlândia,  fica em R$ 45,00 (preço de maio/2010) por uma hora e meia, com guia.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA 

A acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empiricos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e a cura através de aplicações de agulhas e de moxas, além de outras técnicas.
Esta ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, isto é, há aproximadamente 4.500 anos. No entanto, apesar de sua antiguidade, continua evoluindo.

 As recentes pesquisas cientificas muito têm contribuído para uma maior compreensão da acupuntura. Como já foi dito, apesar de ser uma ciência antiga, continua sendo um campo aberto à pesquisa e a novos conhecimentos. Os conhecimentos da acupuntura foram transmitidos de geração para geração, as recentes pesquisas demonstram que as velhas fórmulas e princípios da acupuntura não foram ainda superados.

VANTAGENS DA ACUPUNTURA

A acupuntura é uma pratica que se tornou popular desde os tempos antigos na China. Sua popularidade se conservou através dos tempos devida à simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem.
Podemos citar os seguintes tópicos como sendo os mais indicativos no que se refere à qualidade de acupuntura:

1. Inúmeras possibilidades de aplicação.
 É útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxilio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.

2. Diminuição do uso de medicamentos:
Atualmente o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.

3. Simplicidade da instrumentação necessária:
Muitos equipamentos médicos são hoje difíceis de transformar. A acupuntura utiliza materiais simples, de fácil transporte, principalmente em algumas emergências, como o colapso, insolação ou angina. Num meio onde não há facilidade médica é mais evidente sua utilidade.

4. Segurança no tratamento
A acupuntura é uma pratica extremamente segura exigindo, no entanto, um nível técnico do terapeuta.

5. Complementa as lacunas da medicina moderna:
Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver muito dos problemas que atingem o ser humano, por exemplo, doenças como as espondiloses, as periarterites degenerativas, as colagenoses, e outras auto-imunes. Em muitas destas doenças, a acupuntura, isoladamente ou associada a drogas, obtém melhores resultados.

Em algumas doenças a acupuntura mostra-se muito eficaz:
Enxaquecas, tensão pré-menstrual, osteoporose, joelhos, dor cervical, dorsalgia, ciáticas, tendinites, gastrites e outras tantas, mas a indicação maior é o tratamento da dor.

Fonte: http://brasilclinicas.com.br



Curtiu essa matéria? Então não deixe de aproveitar essa super oferta!


http://www.grupoligado.com.br/belo-horizonte/index.php?promocao=221



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Conservatória: para quem busca paz


O verão não se faz apenas de praia e sol. Por essa razão, Conservatória, distrito de Valença, é uma excelente alternativa para quem está em busca de paz, tranqüilidade e, principalmente, muita música. O local conhecido como a Capital das Serestas e Serenatas, movimento que completa 133 anos de existência no local, em 2011.


Fundada em 1789, Conservatória possui um rico patrimônio histórico-cultural. As ruas com calçamento em pedras pé-de-moleque e casas quase bicentenárias – testemunhos da arquitetura colonial – preservadas, convidam o visitante a uma volta ao passado.

A tradição musical do distrito ganha destaque nas fachadas das casas, que apresentam uma placa indicativa da canção favorita do morador. Essa tradição é sentida em todos os cantos de Conservatória por meio dos seus monumentos e museus, que homenageiam nomes importantes da música brasileira como: Vicente Celestino, Silvio Caldas, Guilherme de Brito, Nelson Gonçalves, Cândido das Neves, Gilberto Alves, José Borges, Joubert de Freitas, entre outros. Além destes, existe o Museu da Seresta e Serenata, que possui o maior acervo sobre o gênero musical do país.

Quem visitar Conservatória ficará fascinado com os inúmeros ateliês, lojinhas de artesanato e restaurantes do lugar. A gastronomia local tem forte influência da cozinha mineira, já que a região está na fronteira do estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais.


Nos fins de semana, feriados e período de férias, a grande atração local é o Encontro de Seresteiros pelas ruas. Os músicos passeiam por Conservatória, com seus violões em punho, cantando junto à população local e aos visitantes.


Os hotéis e pousadas são de excelente qualidade e possuem uma ótima infra-estrutura para o turista de qualquer idade. Alguns promovem apresentações com seresteiros locais e passeios turísticos.

A hospitalidade do povo, a gastronomia e a excelente música são os ingredientes de um roteiro turístico e cultural inesquecível, que transporta qualquer um às tradições do passado, que continuam vivas no cotidiano de Conservatória.

Rodrigo Ferreira

Fonte: O Globo Online




Para os ligados que gostaram dessa curiosidade, não deixem de aproveitar essa oferta:
http://www.grupoligado.com.br/rio-de-janeiro/index.php?promocao=214

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Arte de Cozinhar



Ao saborear deliciosas receitas em renomados restaurantes ou no aconchego de nossas casas, nem sempre damos o devido valor aos dedicados criadores destes pratos gostosos esquecendo de que a arte de cozinhar não é uma habilidade para qualquer pessoa, é preciso muita imaginação, como nas antigas brincadeiras de criança, muita sensibilidade e diria que também um pouco de ousadia, para misturar ingredientes que muitas vezes nos parecem que não combinam, mas que nas mãos de um bom chefe formam receitas deliciosas. A Culinária Gaucha tem bons exemplos. Assim como em varias outras profissões o segredo consiste em ter amor, em gostar do que se faz, e é assim que surgem cada vez mais chefes de cozinha maravilhosos.



 Aquela receita deliciosa de sua mãe ou de sua avó, que foi passada para você, mas que não fica igual nunca, comprova que sempre há um toque especial em um bom cozinheiro, e por mais que se anotem os passos ou detalhes do processo, a arte de cozinhar faz a diferença na hora do preparo dos pratos. Esta diferença na arte de cozinhar, esta habilidade que produz pratos deliciosamente harmoniosos, as vezes é tão evidente que muitas pessoas aproveitam desta habilidade para utilizar em idéias de Como Vencer a Crise, fazendo disto uma profissão.




Muitas pessoas começam neste ramo para tentar buscar soluções temporárias, para Crises Mundiais passageiras, mas acabam se descobrindo excelentes cozinheiros, verdadeiros chefes de mão cheia, como se diz, e assim fazem da arte de cozinhar sua maior fonte de renda, além de representar um prazer já que os bons cozinheiros gostam do ritual de preparar refeições. Algumas vezes o surgimento de uma nova receita surge de uma simples brincadeira sem noção, ao se misturar ingredientes de forma inusitada, o que prova que cozinhar pode ser uma boa diversão além de que a comida faz parte de nosso dia a dia. Dificilmente encontros importantes acontecem sem uma refeição, seja um domingo em família ou o encontro com o grande amor da sua vida, em qualquer dessas situações a arte de cozinhar está sempre presente.




Também vale lembrar que para quem é adepto de Cardápio Regime, existem ótimas receitas que podem ficar deliciosas, portanto não há mais desculpas para quem quer emagrecer, é possível desenvolver a arte de cozinhar criando pratos deliciosos sem ganhar peso na sua degustação. Hoje em dia muitas pessoas procuram por cursos de culinária, buscando desenvolver cada vez mais suas habilidades na arte de cozinhar. Além disso este é um setor muito promissor, existem muitos chefes de cozinha famosos aqui no Brasil e algumas de suas dicas e receitas, assim como de grandes chefes internacionais, podem ser encontradas em livros especializados que explicam os detalhes passo a passo. Seja você também um mestre na cozinha, crie suas receitas e bom apetite!

fonte: cultura mix (Leandro Moreira)

Para os ligados que gostaram dessa curiosidade, não deixem de aproveitar essa oferta:        http://www.grupoligado.com.br/rio-de-janeiro/index.php?promocao=177

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011


Uma cidade tranquila e badalada ao mesmo tempo. Búzios é a nossa dica para você curtir o Carnaval!


Búzios

Búzios-RJ

Não é qualquer cidade brasileira que pode se valer da “honra” de ter sido mostrada ao mundo pela atriz francesa Brigitte Bardot. Mas Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, a 180 km do Rio de Janeiro, pode, e reconhece a importância desse fato para seu desenvolvimento com três homenagens à atriz - um cinema, o nome da orla que circunda o centro da cidade e uma estátua. 


Brigitte esteve em Búzios em 1964. Como ela descobriu as belezas locais é um mistério que ninguém conseguiu solucionar, mas de lá para cá, o antigo distrito situado ao norte de Cabo Frio, na Região dos Lagos, cresceu e deixou de ser uma aldeia de pescadores para se transformar num dos lugares mais procurados do Estado e continua atraindo chiques e famosos. 

A Praia da Ferradura, por exemplo, é considerada uma Beverly Hills. As casas, em estilo arquitetônico rústico, para manter o ar praiano, são de propriedade de personalidades como a modelo Alexia Deschamps, a empresária Luma de Oliveira, o diretor global Wolf Maya e a atriz e comediante Cláudia Jimenez, só para citar alguns. 

Alexia Deschamps adotou a cidade como sua, e a mãe, Renata Deschamps, não fica atrás. Já virou até nome de rua no centro de Búzios. 

Eventos como o Festival de Cinema, que acontece em novembro, atraem artistas de todo o país. Em 2001 foi a vez de Malu Mader e Tony Belotto, que foram à cidade para lançar “Bellini e a Esfinge”, filme estrelado pela atriz e baseado no livro do músico. 

Para ser ponto de parada obrigatória, a cidade de apenas seis anos e meio de emancipação une a paisagem natural das mais de 20 praias à gastronomia variada e à tranquilidade de um município de menos de 20 mil habitantes. 

Os comerciantes, que se instalaram principalmente no centro, são, em sua maioria, estrangeiros e brasileiros que chegaram ao local e se encantaram com a simplicidade e a beleza do lugar. 

Mas essa simplicidade, encontrada no estilo rústico das construções, também pode ceder espaço à arquitetura moderna. O arquiteto, artista plástico e designer Helio Pellegrino, conhecido no Brasil e na Europa por usar materiais de demolição em seus projetos, é responsável pela criação do Pórtico e de vários restaurantes. 

Aliás, Búzios prima pela boa infra-estrutura que o turista pode encontrar: são 250 hotéis e pousadas, divididos nas 23 praias. A diversão é garantida pelo circuito gastronômico, composto por 126 restaurantes e seis casas noturnas. 

A cozinha brasileira e internacional é bem representada. Há restaurantes italianos, orientais, mexicanos e, como não podia faltar, franceses e argentinos, já que franceses e portenhos são os turistas que mais visitam a cidade. Para quem não quer arriscar, há também boas opções de self-service. 

Mas cuidado ao visitar a cidade de Brigitte. Se você tiver pouco dinheiro no bolso, vai acabar não aproveitando muito os restaurantes e os passeios pelas praias, a bordo de escuna ou bugue. 

E outra dica: vá com tempo de sobra, pelo menos um feriado prolongado. Um fim de semana é pouco para conhecer tanta beleza natural e ainda ter tempo de pegar um corzinha, praticar surfe ou windsurfe na Praia de Geribá ou na Praia Brava e fazer naturismo na Olho de Boi.



Fonte: Folha Online (Adriana Resende)


http://www.grupoligado.com.br/rio-de-janeiro/index.php?promocao=188